É uma satisfação enorme dizer que o Cardume e Avoa participaram como colaboradores da DDG Produções Cultural e Artística na produção do Hackathon Santa Bárbara nos dias 24-26 de Abril de 2019. O melhor é que o evento foi sucesso absoluto!!!

Continue lendo e saiba O que é Hackathon e tudo que aconteceu nesse evento fantástico.

Hackathon Santa Bárbara: O que é Hackathon

logo-hackathon-desenvolvida-jackson

Na imagem acima, logo profissional desenvolvida por Jackson Faustino para o evento.

Hackathon é uma maratona de quebra de problemas para criar soluções para os mesmos (HACK: quebrar e ATHON: maratona). E a Hackathon Santa Bárbara cumpriu o desafio de, junto da comunidade, criar soluções voltadas para as 5 áreas do modelo de Gestão 5.0 respondendo as seguintes perguntas:

  1.  Integridade Pública (Eficiência Fiscal e Transparência): Como aumentar a eficiência dos gastos públicos?
  2. Educação: Como melhorar a formação em serviços dos professores da rede municipal?
  3. Saúde e Qualidade de Vida: Como desenvolver as ações de atuação conjunta e colaborativa?
  4. Infraestrutura e Mobilidade Urbana: Como melhorar a qualidade das moradias e criar uma cidade mais acessível?
  5. Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável: 58% da população em idade ativa está fora do Mercado formal. Como utilizar os ativos culturais para gerar emprego, renda e arrecadação para o município?

PARA SE IMPRESSIONAR

  • + 60 pessoas engajadas propuseram soluções para o Município
  • 8 soluções criadas
  • Equipe trabalhando até 5 horas da manhã sem parar!

Hackathon Santa Bárbara: Como foi na prática

Como foi possível em menos de 24 horas 8 equipes pensar soluções para o município?

A Hackathon Santa Bárbara Gestão 5.0 começou com uma dinâmica mostrando o valor do consenso. “Quem é o líder?” é o nome dessa dinâmica, em que as pessoas são divididas em grupo e tem que encontrar consenso para quem vai ser o líder, o porta voz da ideia a ser apresentada. Este primeiro exercício já valeu muito dentro do processo para indicar os caminhos no momento de pivotar. As equipes quiseram se dividir por área de atuação, e dessa maneira foi muito mais rápido e simples encontrar a divisão das equipes trabalhando temática a temática do modelo de Gestão 5.0. Surgiu apenas uma equipe interessada em trabalhar a parte de planejamento urbano e mobilidade, enquanto para as outras áreas tiveram mais ideias. No entanto, a equipe de educação preferiu constituir uma única equipe com 17 membros para tratar do problema da formação dos professores.

Após a divisão em grupos, cada equipe teve um mentor/facilitador que apadrinhou esse time e foram ajudando na condução do brainstorm de soluções. Depois da construção de soluções, aconteceu o momento da conversa com os gestores públicos de Santa Bárbara, os “Se vira nos 20′ “. Em 20 minutos, duas pessoas de cada equipe, acompanhados ou não por esse mentor, puderam conversar e sabatinar gestores das áreas específicas em que estavam sendo trabalhadas soluções.

Este momento foi muito importante porque foi através dele que percebeu-se, tanto a viabilidade econômica das ações, quanto se havia uma questão legal que amparasse a solução pensada. Foi uma série de “matchs” acontecendo.

Na sequência, foi apresentada a ferramenta de pitch, tanto quanto apresentação em slide, como o pitch como venda, a fala em si. Então, as equipes começaram a trabalhar essas duas ações de forma simultânea. Muitas equipes encerraram por volta das 22 horas, algumas chegaram à duas e meia da manhã e uma equipe foi até às cinco da manhã.

Às oito e trinta da manhã de sexta feira, 26, todas as apresentações estavam entregues e começaram as apresentações, as vendas. E foi um sucesso!

SOLUÇÕES PROPOSTAS

Integrar: Solução proposta para mapear perfis de pessoas em idade ativa, que não estão no mercado formal, com o objetivo de implantar projetos possíveis de serem transformados em um negócio de geração de renda social e sustentável.

Mobilidade em Duas Rodas: desenvolvimento de um aplicativo envolvendo ampliação do uso de mototáxis, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, diminuindo o fluxo de veículos e, por consequência, permitindo que se tenha mais vagas de estacionamento. Assim, entrega valor a quem oferta o serviço, ao poder público e ao cidadão, que utiliza o transporte, evitando os gargalos já existentes.

Programa Eficiência Energética: em virtude do alto custo de energia elétrica a equipe apresentou como solução um programa de Eficiência Energética a partir da criação de uma usina de energia fotovoltaica.

Saúde Alternativa: a partir de dados que confirmam os altos gastos do Município com medicamentos antidepressivos, a proposta é a implantação e ampliação de práticas integrativas complementares, como auriculoterapia, a fim de reduzir custos com a farmácia, tratamento fora do domicílio, e os centros de Especialidades Médicas e de Atenção Psicossocial.

LPE/Cargo: visa solucionar problemas de logística do serviço público, definindo rotas periódicas e utilizando a mão de obra e frota já existentes.

Mulheres Ecocriativas: solução para gerar emprego, renda e arrecadação, através de produtos feitos com a economia criativa, agregando valor ao programa de Inclusão Produtiva da Mulher, que já existe e auxilia as mulheres chefe de família do município.

Ir Além: propõe a criação de um programa de Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência Mental, visando a inserção de pessoas com esse tipo de deficiência no quadro de servidores do município. Para isso, a proposta é um investimento em capacitação para que seja possível conhecer e entender a realidade desses indivíduos.

Educação 2.1: diagnosticar possibilidades de aperfeiçoamento humano, social e profissional para alcançar, através de ações e parcerias, melhores resultados na formação docente, buscando assim, por consequência, ter os melhores alunos da região.

Fizemos a seguinte pergunta e escolhemos algumas respostas: “Como você falaria de Santa Bárbara para:”

Uma criança: “Um lugarzinho no meio do nada, com sabor de mel de abelha e cheiro de felicidade.”

Um parente: “Nossa cidade é acolhedora, com baixo índice de violência, limpa. A tranquilidade que nos permite ter qualidade de vida ainda existe. Temos um ar puro e o meio ambiente ainda em equilíbrio, temos paz.”

Um investidor: “É uma cidade linda, bem administrada e cuidada. A população é bem cuidada pelo poder público e por isso temos pessoas boas e competentes vivendo aqui.”

Nosso Time

o-cardume-equipe-organizadora-hackathon

DEDICAÇÃO, CAPACIDADE TÉCNICA E COLABORAÇÃO

Nosso time é formado por: Denise Bárbara, Lukinha DDG, Júlio Figueiredo, Jéssica Pereira, André, Matheus Botelho, André Alex, Beatriz Falcão, Jeffrey, Aline Tereza, André Lanari, Kelson Vieira, Renato Figueiredo, Jackson Faustino, João Abreu, Marcos David.

Pessoas incríveis que acreditam no poder transformador do empreendedorismo na vida e nas instituições.

Confira o que aconteceu nesse evento!