Veja o resumo do evento

Durante um final de semana de completa imersão no mundo do empreendedorismo, desperte em você o senso de liderança e descubra do que é capaz de fazer pela sua comunidade através do Community Leaders Academy.

CLA em Itabira – Você sabe o que é CLA?

O CLA (Community Leaders Academy) é um evento com duração de três dias, realizado em parceria com a Techstars, com o objetivo de capacitar, aperfeiçoar e desenvolver líderes e futuras lideranças, visando a maturidade das comunidades.

– Alguma vez já pensou em se tornar um líder na comunidade? As pessoas reconhecem em você uma liderança?

Então não perca mais tempo e junte-se aos demais fomentadores do ecossistema mais próximo e tornem-se Líderes de Comunidades. Basta participarem de algum CLA local.

– Mas o que fazer se você não se vê como um líder e gostaria de contribuir para o crescimento e fortalecimento da sua comunidade?

Não se preocupe, você também pode participar do CLA. Através das trocas de experiências e imersão nesta jornada empreendedora você irá se reconhecer, despertar e assumir o seu papel como liderança dentro da sua comunidade.

CLA em Itabira – Assumindo o papel de Líder

– O que é ser líder? Qual o papel e a importância de um líder em sua comunidade?

Um líder é aquele que caminha junto, escuta e sabe o momento exato de agir e colocar os planos em ação, além de prezar e zelar pelo bem e o crescimento da comunidade.

Assumir o papel de liderança, além de todo o esforço, requer autoconhecimento e autoconfiança para que as futuras atividades programadas sejam executadas com êxito e para que os envolvidos, tanto na organização quanto participação, consigam desenvolvê-las e finalizá-las com o sentimento de tarefa cumprida.

Mas não basta vivenciar toda a experiência proporcionada durante o evento e deixar para pôr em prática os planos desenvolvidos depois de um tempo. A sua comunidade precisa de você para ontem.

Itabira: o começo de uma mudança nos ecossistemas de inovação de Minas Gerais

Nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 aconteceu o CLA Minas Gerais, na cidade de Itabira/ MG.

O Techstars Community Leaders Academy, organizado em sua versão Minas Gerais pelo o_Cardume, é um encontro que reúne organizadores, facilitadores, líderes da comunidade e influenciadores do ecossistema de startups do estado.

Entre os dias 26 a 28 de Abril reuniram-se líderes de diversas partes do estado, representando os ecossistemas de inovação que trabalham e fomentam o desenvolvimento de iniciativas dentro das comunidades empreendedoras de Minas Gerais.

Na ocasião várias empresas e indústrias estiveram presentes para discutir como se aproximar e colaborar com as comunidades, entre elas o BDMG, Thoughtworks, Sebrae e Vale, além de representantes das prefeituras de Itabira e Santa Bárbara, e startups e agentes de inovação de todas as regiões do estado.

Como resultado de um fim de semana de trabalho intenso, várias comunidades se uniram e discutiram planos de ação para acelerar o desempenho local, considerando a busca de parcerias, patrocínios, temas de engajamento de participantes e técnicas de liderança.

Ainda como fruto das atividades promovidas no evento, tivemos o surgimento de uma comunidade nova, chamada Minas Aerohub, composta pelas cidades próximas ao aeroporto de Confins (Lagoa Santa, Santa Luzia, Vespasiano, Confins e Pedro Leopoldo).

CLA em Itabira – Confira o depoimento de alguns dos participantes:

Isadora David Luz

Minas Aerohub

“Participar do CLA MG foi incrível!

Fui sem ter qualquer expectativa, boa ou ruim. Supus que seria mais um evento para falar de Startup Weekend e conhecer pessoas da área de empreendedorismo.

O evento me fez perceber que existem pessoas boas e que estão dispostas a melhorar a situação da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais; seja através das startups, estando em grandes empresas, até mesmo promovendo o empreendedorismo social e levando o espírito empreendedor até o ensino.

A animação das pessoas é contagiante, desde o facilitador até qualquer pessoa – incluindo as que caíram de paraquedas. O melhor são as conexões que se criam em poucos dias. Pessoas tão plurais, de realidades tão diferentes e que parecem fazer parte de uma coisa só: a vontade de querer mudar o mundo.

Tudo que aconteceu no evento e o que ele me agregou foi uma ótima surpresa.”

Ivy Cristiny

Gestora do Hubble Comunidade Esquina

“Para mim, o CLA MG foi incrível!

Foi como se tivesse retirado uma venda dos meus olhos. Pensava que a visão que tinha sobre ecossistema e os problemas pelos quais estava passando eram só meus, mas através do evento, tive a oportunidade de ouvir outros players e ver que existem outras pessoas enfrentando as mesmas situações que a minha.

Foi uma experiência para reconhecer que os problemas que enfrento não são exclusivamente meus, o que me fez perder a sensação de solidão nessa jornada. Também consegui ter insights para melhorar desde o meu trabalho, o meu impacto na comunidade e, até mesmo, como pessoa.

Sem contar os contatos maravilhosos que o CLA me proporcionou.

Fico muito grata por ter participado!”

Victor Hugo Fidencio

Comunidade Canastra Valley

“Participar do Community Leader Academy em Itabira significou para mim uma total clareza de conceitos, objetivos e sobretudo inspiração para dinamizar e aquecer a comunidade que pertenço.

Como líder, fui investido de capacidade para causar impacto e disparar o gatilho de atitudes que fortalece e faz crescer a comunidade. Se conectar com uma poderosa rede de empreendedores e líderes tem especial efeito na experiencia, nos ensina a acreditar em sucessos e a se enriquecer com a diversidade.

Cada pessoa contribuiu de forma única, e o resultado foi uma realidade de energia compartilhada.”

Depois de vivenciar e compartilhar experiências e absorver todos os conhecimentos é hora de colocar a mão na massa e fazer sua comunidade decolar!

cla-depoimento-emilay-mirandatEmilay Mirandat

“Participar do Community Leader Academy em Itabira foi uma das maiores experiências que já tive. É impressionante como até hoje o evento vem surtindo conexões que valem a pena, tive o privilégio de conhecer pessoas maravilhosas e capacitadas em sua área, e ao mesmo tempo curiosas em descobrir o novo.

O CLA MINAS, me ensinou a acreditar no outro, investir em meus próprios planos, ser protagonista da minha história e liderar as mudanças que eu quero no mundo. Fui capaz de entender os problemas que nossa comunidade enfrenta, e aprendi dar início a um projeto de mudança.

Se pudesse resumir o CLA em duas palavras, seriam elas GRATIDÃO e APRENDIZAGEM. Obrigada por compartilharem comigo momentos tão bons, me sinto lisonjeada em poder ajudar em nosso ecossistema.

E antes que eu me esqueça, parabéns a toda equipe de organização. Vocês arrasaram!
#GiveFirst”

Confira o que aconteceu nesse evento!